segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Pitaco - A onda deu cano


Como é de conhecimento do público, o falso vidente Jucelino Nóbrega da Luz causou pânico para quem acreditou na conversa furada sobre uma suposta onda gigante que devastaria o litoral brasileiro entre 1 e 25 de novembro (e não 24 como algumas fontes vinham afirmando) de 2013, segundo suas "premeditações".

Pra quem acreditou nessa sandice, perdeu terreno pra morar no interior com medo do tal tsunami que não veio, apenas duas palavrinhas para os caros: meus pêsames. Nunca fui com a cara desse sujeito. Aliás, sempre fiz ora com as "previsões" em casa. Desde quando ele foi à primeira vez no programa João Inácio Show, apresentado por João Inácio Júnior na TV Diário (de Fortaleza-CE), venho tomando notas essas previsões. Jucelino é como uma "Mãe Dináh" de terno e gravata. É um daqueles charlatões que tem a cara de pau em dizer ter visto uma catástrofe antes de acontecer e só aparece a público depois do ocorrido. Foi assim quando houve um tsunami no Oceano Índico em 2004, com o tsunami e o terremoto no Japão em 2011, todos dizendo que mandou cartas às autoridades locais, avisando sobre o ocorrido. Documentos estes que foram assunto há alguns anos no Fantástico, onde desmentiram as fraudes.

Jucelino participou de demais programas de TV no Brasil e no exterior. De 2005 pra cá, suas afirmações para o futuro foram motivações que levavam ao medo e à crítica. Nesse período, duas delas chamaram atenção do público. A primeira era quanto a vitória da Itália na Copa do Mundo de 2006 na Alemanha, afirmada no final de 2005! Ele acertou? Sim. Até o Pelé, que não usou previsão nenhuma. (kkk) Aliás, Jucelino sempre usou de cálculos e probabilidades para suas "previsões". Tudo à base da lógica. Agora, será que ele previu a cabeçada do Zidane contra o Materazzi? Hum?! Lembro que muitos se desesperaram com a "provável" vinda da onda gigante sobre Fortaleza e região litorânea. Logo veio a segunda afirmação que caiu por terra: a vitória de Geraldo Alckmin nas urnas em 2006 e o fim prematuro da era Lula ao encerrar o primeiro mandato. Alckmin foi para o segundo turno e lá foi derrotado. Assim caiu a credibilidade do falso profeta. As desculpas de Jucelino sempre foram as "porcentagens" e "probabilidades". Gente, isso não existe. Profecia pura e verdadeira é precisa! Ou é sim, ou é não. E fim de papo. Não existe meio termo.

Bem, como tem pessoas de mente curta (entendam a ambiguidade como bem entenderem), Jucelino ganhou confiança destes que esqueceram que já passaram pelo "final dos tempos" de Nostradamus em 1999, pelo "fim" do calendário maia em 2012 e estão tentando voltar pras suas casas agora. A pressão sobre o cara foi inevitável. O sujeito foi procurado pela produção do programa de TV de João Inácio Júnior, e tentou fugir na primeira vez com medo de encarar o público. Na semana seguinte, Jucelino voltou atrás e compareceu ao palco do dominical no último dia 10. O que o profeta de araque não contava era que seria sabatinado por padres e pastores. Sendo que um deles pegou pesado ao afirmar que iria orar pra Deus puni-lo. (Que exemplo, hein...) Durante o programa, Jucelino escondeu seu nervosismo e insistiu nos seus embasamento.

Duro mesmo foi ver o João Inácio na semana seguinte chamando-o de "charlatão", sendo que ele foi o que mais investiu na fama do rapaz nos últimos oito anos. Depois de todo um sensacionalismo, agora dizer "não saiam de Fortaleza"? Faça-me o favor... Tá certo que o apresentador, em parte, não tem nada haver com isso. Fez seu papel como tal. Mas isso em nada deixa de lado a lembrança controversa quanto ao caso.

Um tsunami poderia atingir o Brasil a qualquer momento? Pode. Não se sabe quando e nem o tempo certo. O erro de Jucelino e de demais autodenominados "videntes" é em tentar precisar datas vindouras. O mesmo ainda quer adiar o fenômeno para 2018! E desde quanto ele tem domínio sobre a naturalidade do planeta? De uma coisa é certa, ele não contava, ou melhor, já contava que seria motivo de piada e agora se esconde das câmeras. Tenham a certeza que Jucelino Nóbrega da Luz será esquecido rapidinho da mente daqueles que acreditaram nas suas falácias e não voltará tão cedo ao programa de auditório que tão bem o acolheu.

2 comentários:

  1. Vai ter Sana Fest 2014 e Sana 2014..

    Programa João Inacio Horroes e Programa Ênio Carlos são porcaria e mais triste ao domingos.

    Mas Programa Uplay ,TV União e Mix TV são salvador da patria...

    ResponderExcluir
  2. O programa do João Inácio Jr, é bom, altamente informativo e abrange assuntos diversificados, não gosto das bandas de forró, mas respeito quem gosta afinal os forrozeiros tem que divulgar seu trabalho. Mas como cada artista tem seu público, é natural que alguns gostem outros não.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.