segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Breves comparações de episódios de Power Rangers vs. Super Sentai


O ocidente conhece os Power Rangers como os defensores da Terra, quando na realidade eles são nada mais e nada menos fruto da existência dos Super Sentais, os esquadrões coloridos que defendem Tóquio e a nossa Terra e combatem o mal há mais de 35 anos. Em especial na tokunet brazuca, tem sempre umas discussões sem fundamento e bobagens como "quem são os melhores entre Power Rangers e Super Sentai", "Japão é o melhor! EUA são falsos patriotas"... assuntos do tipo que nunca chegarão a lugar nenhum, a não ser discórdias e desavenças pessoais. Coisas que jamais deveriam acontecer quando ambos os gêneros sempre ensinaram a amizade e companheirismo, por mais que PR e SS tenham suas falhas.

Enfim, não quero me deter nessa questão. O propósito da postagem é de fazer umas leves comparações com as qualidades de ambos os gêneros, partindo das contrapartes de versões de alguns episódios, mais especificamente entre a segunda temporada de Mighty Morphin Power Rangers e Gosei Sentai Dairanger. Nesse fim de semana estava assistindo os episódios da temporada americana na programação local da Band e acabei fazendo umas comparações com o Dairanger. Isso prestando atenção ao enredo, tendo em mãos à lista de episódios da mesma temporada pra ver qual episódio reaproveitado da versão original e em seguida ver o tal na integra. Nas primeiras temporadas da primeira era da Saban haviam muitas mudanças de roteiro e uma distância entre os roteiros da Toei por Saburo Hatte. Na segunda temporada há algumas coisas que forçam demais a barra. Seguem as amostras com SPOILERS:

MMPR - Ep. 2x33 - Lights, Camera, Action (Luz, Câmera, Ação)



Este é o clássico episódio em que os heróis de Alameda dos Anjos (Angel Grove no original) participam de uma entrevista em um talk show. Eles se apresentam -- com a estadunidense glória patriota. Os Rangers deram uma mensagem às crianças quanto a importância da educação. Enquanto isso, a figuraça dupla Bulk & Skull bolava um plano pra desmascarar os heróis em plena rede nacional. Os Power Rangers tiveram que interromper a sabatina para deter mais um monstro de Lord Zedd: o Monstro Showbiz, criado a partir de uma câmera de TV. (?!) A luta se seguiu com a batalha do monstro agigantado contra o Thunder Megazord, ao um belo pôr-do-sol (que em nada foi poético). Para suprir as cenas do Ranger Branco, o mesmo teve que lutar contra Goldar. Ao final do episódio, no Angel Grove High School, os alunos comentavam sobre a entrevista.


Showbiz Monster em Power Rangers
/Media Majutsushi em Dairanger


Dairanger - Ep. 33 - Idol Hatsu Taiken (A Primeira Experiência de uma Idol)



Este sem dúvida é um dos melhores episódios de Dairanger. Tudo começa quando os heróis e o Mestre Kaku descobrem Rin (Houou Ranger) se tornou uma J-Idol. Ela estava acompanhada pelo fotógrafo Shouichirou Takamura, que na realidade era um monstro da Tribo Gorma: Media Majutsushi -- a serviço da General Gara. A cada foto tirada de Rin, seu Chi (lê-se: ki) era absorvido e usado para contra atacar os fãs da garota. No final do episódio o monstro salva Rin, por quem estava apaixonado durante o seu disfarce. Para vingar a morte de Takamura-san, Rin e transforma e acerta eu punho contra Gara, que em seguida arremessa a bomba de crescimento contra o corpo de Media Majutsujin. O momento dramático justificava a presença de um pôr-do-sol durante a luta contra do monstro contra o robô Dairen'oh. Ao cair da tarde, Rin cantava com tristeza a sua belíssima canção "Kaze no Senshi", que tocou umas três vezes durante o mesmo episódio.


Ryozuke Kaizu como Shouichirou Takamura

NOTA: O episódio contou com a participação especial do ator Ryousuke Kaizu (o Takeru/Red Mask de Hikari Sentai Maskman) como Takamura. O personagem lembra o vilão Guron Doggler do episódio 33 de Maskman, interpretado por Yasuhiro Ishiwata (Goh/Blue Flash de Choushinsei Flashman), que teria uma "identidade humana" e se apaixonou por Keiko/Pink Mask.



MMPR - Ep. 2x37 - Forever Friends (Amigas Para Sempre)

Goldar sequestra Kimberly e Shawna, uma melhor amiga de Aisha. Enquanto os Rangers partem para resgatar as duas, Lord Zedd cria o monstro Jaws of Destruction (ou Mandíbula da Destruição) -- criado a partir de um serrote (esse Zedd deve ser um gênio retraído, não acham?) -- para distrair. Tommy entra na caverna para salvar as garotas, enquanto os demais lutam contra os Patrulheiros de Massa. Ao encontrar as garotas, o Ranger Branco pede que Alpha 5 teletransporte Shawna para casa. (?!) Kimberly morfa e ajudar Rocky e os outros. Ao partir pra cima do monstro, Zedd joga a bomba de crescimento contra Jaws of Destruction. (Por que será que monstro e Rangers não se encontram no mesmo take, hein crianças?) Enquanto isso, o Ranger Branco e Goldar travam mais uma lutazinha de nada. Jaws of Destruction é destruído pelo Thunder Megazord.


Jaws of Destruction em Power Rangers
/Arcebispo Riju em Dairanger

Dairanger - Ep. 8 - Oyajii!! (Pai!!)



Neste episódio, Ryo enfrenta seu pai Tetsumenpi Zhang Liao, o Ryu Ranger de 6.000 antes dos eventos da série. Diferente da versão americana, este foi um capítulo que acrescentou e muito na mitologia do seriado, e foi uma continuação direta do episódio anterior. Como punição ao Zhang Liao por sua traição aos Gorma, o Arcebispo Riju ("serrote" em japonês) ataca-o com um golpe mortal. A beira da morte, Liao entrega aos Dairanger as jóias Lai-Lai que são as chaves para a invocação das feras gigantes Kidenju. Foi a primeira vez que o gigante Dairen'oh foi formado na série, com direito ao pôr-do-sol.


Wolf Ootsuki como Arcebispo Riju

NOTA 1: O ator Wolf Ootsuki, o Arcebispo Riju em Dairanger, é conhecido no Brasil como o ninja Gunin Abdad do episódio 8 de Sekai Ninja Sen Jiraiya.

NOTA 2: O nome de Zhang Liao é o mesmo de um general militar da China vivido entre os anos 169 e 222 AD.

NOTA 3: Alguns fãs de Dairanger comparam Ryo e Zhang Liao com Luke e Anakin Skywalker (a.k.a. Darth Vader) da série de filmes Star Wars, de George Lucas.

NOTA 4: No flashback que apresenta os Dairanger anteriores a Houou Ranger daquela época era um HOMEM!


MMPR - Ep. 2x38 - A Reel Fish Story (Histórias de Pescador)

Rocky, Billy e Aisha prestam auxílio ao serviço de salva-vidas e conhecem um garoto que tem medo do lago por medo de aparecer algum monstro. Ao ouvir a afirmação de Rocky de que jamais teria visto um monstro no lago, Zedd cria monstros marinhos para enfrentar os Power Rangers. Em meio a isso, Bulk e Skull se perdem no lago e se apoiam numa bóia, que mais tarde seria usada por Zedd na criação de mais um monstro gigante: o Monstro Bóia (Tube Monster)! Durante a luta do monstro contra o então Megazord, Tommy travava mais uma luta (sem graça) contra Goldar.


Monstro Bóia (hein?!)


Dairanger - Ep. 50 (final) - Iku zoô! (Vamos lá!)

As cenas de Dairanger utilizadas no episódio citado de MMPR são nada mais e nada menos do último episódio da série japonesa. Após a resolução contra a Tribo Gorma, vemos os nossos heróis 50 anos depois da batalha final. Os Dairanger agora na casa dos setenta tem seus sucessores: seus netos! A nova geração dá de cara com um novo monstro de Gorma de nome desconhecido. (Esse carinha da foto acima) Os novos Dairanger lutam com o Dairen'oh, enquanto rolavam uns flashbacks dos melhores momentos do seriado ao som do tema de abertura.




Como dá pra perceber, nas primeiras temporadas havia uma certa dependência em relação aos roteiros, e sempre tinha aquele detalhe da série japonesa que "incrementava" algo nas cenas de ação ou até na histórias. No caso da segunda temporada, tinha uma muitas desculpa pra justificar as adaptações de um determinado episódio. Eu poderia fazer comparações de todas as séries, mas isso levaria um trampo medonho e não tem cristão que aguente. O negócio é ter boa vontade de acompanhar as versões de Super Sentai e Power Rangers. E, sim, tem temporadas de Power Rangers que são melhores que determinados sentais originais. Assim como tem adaptações americanas que foram piores que um sentai infantiloide ou um sentai de respeito continua invicto do que uma adaptação mal feita (vide PR Samurai/Super Samurai e Megaforce). Gosto de ambas, e quem me conhece pessoalmente sabe de qual eu gosto mais pelo misto de adrenalina. Bem, foi uma comparação que serve de curiosidade tanto pros fãs das duas franquias, pros haters de plantão e pra otakada que se diz fã de Power Rangers. É isso.



PS: Eu tinha prometido há alguns meses que falaria sobre o Dairanger na seção Ponto de Vista do blog. Não esqueci, não. Já estou trabalhando nisso pra matéria ficar show de bola. Se tudo der certo e o tempo não me driblar primeiro, ainda sai até o final do ano. Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.