terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Prisão de "Ranger Vermelho" de Força Animal não isenta o Japão e digo o porquê

Tá certo que o assassinato em que o ator Ricardo Medina Jr. - o Cole de Power Rangers Força Animal e Deker de Power Rangers Samurai - foi envolvido nos EUA é bárbaro e


inescrupuloso. De uma certa forma há uma preocupação entre os atores e a produção por deixar uma imagem negativa na franquia.

Nestas horas poderiam surgir alguns pretextos e lendas urbanas (noventistas) afirmando que há "influencias negativas e violentas" no meio. Bobagem. Tem lá umas brincadeiras que surgem pelas redes sociais. Nada contra as brincadeiras desde que haja bom senso, claro. O problema mesmo é a confusão que alguns puristas fazem ao arranjar briga com o caso, acreditando que o mesmo não aconteceria com algum ator de séries de Super Sentai ou de algum outro tokusatsu japonês. Será mesmo?

Não esqueçamos que um ator de tokusatsu já foi preso na década passada. Não por assassinato, mas por ter sido acusado por agredir um jovem num caso de extorsão. Foi o caso de Taiyô Sugiura, o ator da série homônima Ultraman Cosmos que esteve atrás das grades em 2002, o que fez com que alguns episódios sofressem cortes. Fora alguns outros artistas além tokusatsu que foram envolvidos em outros escândalos. Tudo foi esclarecido depois e a inocência de Sugiura foi provada.

Poderia acontecer com algum outro ator de tokusatsu? Sem sombra de dúvidas. Ninguém está fora da passividade de cometer um crime. Cada um tem sua consciência e sabe o que é certo e errado. Essa de que ator de Super Sentai é santinho não cola. Se assim for, seria do "pau-oco". São pessoas como eu e você que estão suscetíveis à falhas e virtudes. E isso independe de nacionalidade, cultura e produção. O que parece óbvio virou uma pseudo-santidade que não existe. Pensamento errôneo e perigoso.

Outra coisa: A haterada tem que parar de inventar desculpas pra superexaltar às séries japonesas e seu elenco como "perfeitas", pois não são. A quem insiste em continuar com essa "guerra" estúpida, deixo cinco dicas pra reflexão: 1) Pesquisar mais fatos e inventar menos hipóteses; 2) Um texto sem contexto vira pretexto; 3) No meio do trigo há sempre o joio; 4) Ser solidário com quem sofre (no caso, a família da vítima); 5) Entender que tokusatsu (seja Power Rangers ou não) é apenas um entretenimento da massa comercial que nos diverte e que não se deve deixar subir a cabeça.

Essa xenofobia já deu na goela. Gente, por favor.

3 comentários:

  1. Ai tenho que concordar pois ninguém é perfeito, mas tem casa que pode levar ao suicídio , matar e ate se prostituir , a atores de Pw e SS e podem cometer os mesmo erros nossos.

    ResponderExcluir
  2. A respeito do ator que fazia o Ultraman cosmos, o tal rapaz que dizia que ele era perseguido confessou que havia feito uma falsa denuncia!

    ResponderExcluir
  3. Kaen, eu já conhecia o caso do Sugiura desde a época. Aqui eu mencionei apenas a acusação, assim como fiz quanto à citação do Medina Jr..

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.