segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Retrô Files - Viagem ao Fundo do Mar, o filme mais agressivo que o Aquecimento Global

Depois de um longo hiato, a seção Retrô Files está de volta para repensar filmes que jamais devem sair da memória. Retorno falando sobre um grande clássico dos anos 60. O filme


Viagem ao Fundo do Mar está em cartaz na programação do canal Telecine Cult (da programadora Globosat), com opção da dublagem original. O filme é uma das grandes obras do saudoso diretor Irwin Allen (1916-1991) e deu origem à série de TV de mesmo título naquela década longínqua.

Tudo começa quando o possante submarino do governo americano USOS Seaview (e não "civil" como muitos pensavam) navegava pelo Oceano Ártico em uma viagem especial. O Seaview foi criado e desenvolvido e comandado pelo Almirante Harriman Nelson (interpretado por Walter Pidgeon; 1897-1984). Ao seu lado ele contava com o Capitão Lee Crane (1917-2006).

A missão de destino era o Polo Norte. Ao avistarem o local, toda tripulação é surpreendida por uma fortíssima onda de calor e, consequentemente, um derretimento de geleiras. A situação agravante anunciava que a Terra estava envolta pela grande coroa de fogo conhecida cientificamente como o Cinturão de Val Allen. A humanidade estaria com os dias contados para um armagedon infernal.

Nelson, juntamente com seu comodoro Lucius Emery, criam um calculado plano para disparar um míssil atômico, com dia e hora precisos, para dispersar as ondas do tal fenômeno, antes que cause a extinção da raça humana. A dupla é duramente questionada pela ONU e sofre todo o tipo de pressão mundial, já que acredita-se que tal cartada não poderia surtir efeitos.

Viagem ao Fundo do Mar foi produzido pela 20th Century Fox, sob a direção do gênio Irwin Allen. Teve uma boa repercussão com seu lançamento em 12 de julho de 1961, o que lhe rendeu uma série televisiva (com outros atores) entre os anos de 1964 e 1968 - com quatro temporadas. É um cinema-catástrofe que equilibra entre o drama e a corrida contra o tempo. Com poucos efeitos especiais no enredo, a ação de Viagem ao Fundo do Mar vale pelas cenas aquáticas feitas em estúdio. O ataque de um polvo gigante contra o Seaview já diz por si só a grandeza desta obra. Uma cena simplesmente incrível que faz qualquer aficionado pelo gênero ficar admirado. Curiosamente, a cena do Seaview passando pelas minas já foi reaproveitada na série de TV. Não apenas a cena como também a própria miniatura do clássico submarino.


Da esq. para dir., Almirante Nelson e Capitão Crane originais

De certa forma o filme serviu como "piloto" de uma série que em episódios isolados enfrentavam casos policiais, extraterrenos, sobrenaturais, etc. E tudo se deve a genialidade de Irwin Allen (in memorian; 1916-1991) famoso por outras famosas séries do gênero sci-fi que fizeram a cabeça da juventude sessentista de todo o planeta com Perdidos no Espaço (1965-68), Túnel do Tempo (1966-67) e Terra de Gigantes (1968-70). Não foi a toa que foi reconhecido como o melhor produtor de ficção-científica dos anos 60. Allen também foi popular por produzir outros filmes de cinema-catástrofe como O Destino de Poseidon (1972) e Inferno na Torre (1974).

Alguns destaques ficam com: a atriz britânica-americana (nascida no Japão) Joan Fontaine (1917-2013) como a Dra. Susan Hiller. A única que conseguiu levar o Oscar - de melhor atriz - pelo filme Rebeca, a Mulher Inesquecível (1940). Thriller dirigido por Alfred Hitchcock (1899-1980); Peter Lorre como Lucius Emery, que viveu o vilão Le Chiffre na primeira versão de 007 - Cassino Royalle (1954); O cantor norte-americano Frankie Avalon como Denny Romano. A atriz Barbara Eden, nossa eterna "Jeannie é um Gênio", também brilhou como a tenente Cathy Connors. Ela também foi casada com outro ator do elenco, Michael Ansara (1922-2013), que interpretou Miguel Alvarez. O único ator a reprisar papel foi Del Monroe (1936-2009), que interpretou o Kowalski tanto na longa-metragem quanto na série de TV.


USOS Seaview

Um comentário:

  1. Fará mais ... pois gostei pois tem muito filmes de 60,70,89 e 90 muito bons que leve sempre uma mensagem como odia quea terra original e sucesso.... LOL

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.