terça-feira, 14 de janeiro de 2014

24 Horas - A rígida e confusa linha do tempo do universo


24 Horas foi uma série que sempre foi e sempre esteve próximo à nossa realidade. Os saltos no tempo eram comuns entre uma temporada e outra. O que sempre nos dava uma precisão sobre "quanto tempo se passou desde o Day 1". Volta e meia, uma curiosidade que sempre atiçava discussões nos primeiros anos era quanto ao ano exato de cada temporada, que em algumas ocasiões eram apontadas como leves referências e até incertas. Nunca foi o ponto forte do programa, mas tais questionamentos eram inevitáveis.

Tomemos por parte o Day 1 (como é chamada enumeradamente a primeira temporada da série) como o ponto zero que divide o antes e o depois dos eventos relatados na cronologia. Ao acompanharmos o primeiro dia, temos a impressão do mesmo se passar na primeira terça-feira de março de um ano de eleições presidenciais. Ou seja, a conhecida Super Tuesday (Super Terça). Uma vez que os acontecimentos ocorrem nos dias das Primárias Presidenciais na Califórnia. Com o passar de cada temporada, podemos saber quanto tempo acontece depois do primeiro dia. E até deduzirmos cada ano, sem termos uma precisão oficial da produção.

Várias teorias foram surgindo através dos fãs em relação a isso. O site Wiki 24, a enciclopédia não-oficial da série by Wikipedia, já tentou apontar discretamente o ano do Day 1 afirmando ser em 2002. A tal suposição seria baseada na idade de Jack Bauer no Day 1. O agente da CTU teria 36 anos. Na web-série 24: Day 6 Debrief, a data de nascimento de Jack Bauer é estabelecida como 18 de fevereiro de 1966. O que nos daria a impressão deste especial e do Day 6 se passarem em maio de 2011 -- nove anos e dois meses após o Day 1. Portanto, Jack teria 45 anos. Em contrapartida, a Operação Nightfall teria acontecido exatos dois anos antes do Day 1, em 1999. Jogando a história inicial em 2001. Outra referência para este mesmo ano, é uma referência ao dia 14 de janeiro como sendo um domingo.

São tantas teorias e datas desencontradas na série que fizeram os próprios produtores de 24 comentarem sobre isso. Durante a exibição da sexta temporada, em janeiro de 2007, o produtor executivo Howard Gordon afirma em entrevista ao site WebCite que a data mencionada (referindo-se ao "23 de janeiro de 2012" apresentado nos telefones operacionais da CTU no Day 6) estaria "correta" e ao mesmo tempo imprecisa na narrativa na história. Já o roteirista e produtor Evan Katz acrescentou na mesma entrevista que já havia-se um somatório dos anos que teria se passado na trama e que não seria precisamente um futuro, e sim um "prepetual now" ("agora perpétuo"). Para fechar o questionamento, o diretor e produtor excecutivo Jon Cassar disse que os mesmos evitam datas e que jamais veremos alguma estabelecida na cronologia de 24 Horas.

De fato isso funcionou. Porém, no ano seguinte, às vésperas das estreias de 24 Horas: A Redenção e do Day 7, os mesmo haviam dito que as entoes futuras histórias se passariam no ano de 2017! O que seria mais correto, já que seriam treze anos após o Day 1, onde teria lugar em 2004 (ano de eleição presidencial nos EUA na vida real). Talvez isso fosse uma jogada de marketing. Alguns sites tomaram isso como uma rigidez na cronologia e alguns sites duvidaram do fato. O próprio Wiki 24 nunca tomou essa hipótese como base. Atualmente essa "precisão admitida" é omitida por várias fontes. Independente disso, os produtores sempre afirmaram que não haveria uma menção direta quanto às datas. Porém sempre a questão esteve aberta, por mais que seja "inútil". E isso fica para que os fãs digam o que acham.

Com isso, segue um teoria não-oficial e provável sobre as datas na cronologia entre parênteses. A linha do tempo relativa da série e possíveis evidências podem ser conferidas na página do Wiki 24 (ver aqui). Tirem suas conclusões.



Teoria relativa básica à linha do tempo de 24 Horas

Day 1 (Março de 2004)*

18 meses depois

Day 2 (Setembro de 2005)**

6 meses depois

24: The Game (Março de 2006)

2 anos, 6 meses depois

Day 3/Season 4 Prequel parte 1 (Setembro de 2008)***

3 meses depois

Season 4 Prequel parte 2 (Dezembro de 2008)

1 ano depois

Season 4 Prequel parte 3 (Dezembro de 2009)

3 meses depois

Season 4 Prequel parte 4 (Março de 2010)

6 horas depois

Day 4/24: Conspiracy (Março de 2010)

12 meses depois

Season 5 Prequel (Março de 2011)

6 meses depois

Day 5 (Setembro de 2011)

7 meses depois

Season 6 Prequel (Abril de 2012)

13 meses depois

Day 6 (Abril ou Maio de 2013)****

15 horas depois

24: Day 6 Debrief (Abril ou Maio de 2013)

3 anos, 8 meses

24: Redemption (20 de janeiro de 2017)*****

65 dias depois

Day 7/Operation Instinct (26 de março de 2017)

18 meses depois

Day 8/Operation Hero (Setembro de 2018)

4 anos depois

24: Live Another Day (Setembro de 2022)


Notas:

*Mês e ano referentes à Super Tuesday na vida real. A teoria mais precisa seria apontada para o dia 2 de março de 2004.
**O dia começa às 8:00am e à meia-noite em Seul, Coréia do Sul. O que daria a impressão de estar-se no horário de verão americano, à julgar pela diferença de fuso horário. O dia da semana mencionado é sábado e pelo pôr-do-sol às 6:53pm, o dia se passaria por volta do dia 20 de setembro. No calendário de 2005 o dia 17 de setembro foi dia de lua cheia e esta fase é presente na temporada.
***O dia da semana seria um quinta-feira de um debate para as eleições presidenciais. Nas cenas deletadas, há uma menção do dia se passar numa quarta-feira.
****O então Presidente Wayne Palmer havia dito que estaria há três meses no cargo. Dando a impressão do dia ter algum lugar entre o final de abril e início de maio.
*****O telefilme se passa no Inauguration Day (Dia da Posse). Ou seja, em 20 de janeiro. Tomando por base a afirmação da produção do seriado em ser o ano 2017, o dia da semana seria uma sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.