Os heróis de Alameda dos Anjos coexistiram na mesma programação de suas contrapartes |
Que os heróis multicoloridos da terra do Tio Sam fazem sucesso no mundo todo, isso não é novidade. O que poucos devem saber ainda (ou fingir que não) é que Power Rangers também tem sua notoriedade na terra do sol nascente. E por "ironia do destino", a temporada original de Mighty Morphin Power Rangers teve espaço na lendária TV Asahi. Isso mesmo. A mesma emissora onde são transmitidas as séries Super Sentai há cerca de quatro décadas. Gênero que deu origem à franquia americana.
O horário inicial era um tanto ingrato: nas madrugadas de quarta pra quinta-feira da 1:40 a 2:10 JST. Entre 4 de outubro de 1995 e 27 de março de 1996. Antes que alguém use o horário zoado como desculpa pra dizer algo como "zero à esquerda" por ser uma adaptação "jogada às corujas", vamos levar em conta então outras séries tokusatsu que passaram nos corujões como Voice Lugger, Ultra Q: Dark Fantasy, Garo, Lion Maru G, Cutey Honey, Ultraseven X, Kamen Rider: O Cavaleiro Dragão e Daimajin Kanon e Akibaranger. Sem contar que o horário é normalmente movimentado por vários animes há tempos. MMPR continuou nas manhãs de sábado da emissora, das 6:00 às 6:30 JST. Entre 6 de abril e 21 de setembro de 1996 - antecedendo o anime Gundam X que ocupou o mesmo horário. Foi ao ar até o episódio 48 no canal.
A partir daí, Power Rangers calcou-se em fitas VHS e transmissões em canais de TV por assinatura até a temporada Power Rangers: o Resgate. Além de transmissões em canais UHF independentes. Houve hiato que acabou com a estreia de Power Rangers SPD (dublado pelos próprios atores principais de Dekaranger) em 2011, pelo Toei Channel. O mesmo canal exibiu na sequencia as temporadas Power Rangers: Força Mística e Power Rangers Samurai/Super Samurai. A TV Asahi voltou a exibir MMPR em 4 de novembro de 2005 onde foram ao ar os primeiros 64 episódios (até o quarto episódio da segunda temporada).
Curiosamente, MMPR teve dublagem japonesa de alguns atores de Zyuranger. Machiko Soga (Bandora/Rita Repulsa), Ami Kawai (Lamy/Scorpina) e Reiko Chiba (Mei/Kimberly) dublariam suas contrapartes americanas. O restante do elenco foi dublado por outros seiyus. Inclusive, MMPR ganhou três temas originais de encerramento. As duas primeiras podem ser vistas na internet. Confira:
O primeiro tema de abertura é da banda modern grey, que esteve em atividade de 1994 a 1998.
O segundo tema de abertura é intitulado "BREAK YOURSELF" da banda ROLL DAYS. O encerramento teve duas versões na TV: short version e long version, que é a que você confere no vídeo, com cenas do clipe do single. O ritmo remete o clima da série americana. mas com um charme de um J-pop. Este foi substituído por "BLOOD ON BLOOD" da banda ZYYG.
Este vídeo postei a título de curiosidade. Além de abertura, oferecimento padrão e encerramento, os trechos possuem alguns intervalos comerciais quando ainda exibido nas madrugadas, em novembro de 95. Servem como ideia de como era a exibição. Curiosamente, tem um comercial com o Alien Baltan (de Ultraman) jogando com uma gata e uma chamada da estreia de Arquivo X nas noites de quarta-feira.
E esta é uma amostra da dublagem japonesa de Mighty Morphin Power Rangers que enfatiza a morfagem que era gritada por Jason como "Henshin da!". Ao pé da letra seria algo como "Vamos transformar!".
Este vídeo de intervalo, é o meu vídeo. fui eu que editei!!
ResponderExcluir