Ele voltou, voltou para ficar...
Fabiano Cavalcanti está de volta nas ondas da Jangadeiro FM! Não que ele tivesse saído da emissora ou algo do tipo. Nada disso! O rapaz estava apenas tirando merecidas férias. A sua volta seria na quarta-feira, dia 14, nos programas diários Momentos da Jovem Guarda (4:00-5:00) e Café da Manhã (5:00-7:00), que são audiências garantidas nas madrugadas da casa. Mas foi antecipada ontem no dominical Encontro Com o Rei (5:00-10:00), um dos maiores campeões de audiência da grade da estação.
Quem mora fora da Região Metropolitana de Fortaleza talvez nunca tenha ouvido falar do Fabiano. Ele é o maior expert e colecionador sobre artigos relacionados ao rei Roberto Carlos na capital cearense. Começou a colecionar LPs do rei desde os 15 anos e não parou mais. É locutor desde o final da década de 90 onde já apresentava um programa sobre Roberto Carlos. Também chegou a participar em meados de 2000 em uma gincana no programa Sábado Alegre do apresentador Will Nogueira, na TV Diário, onde tinha que responder perguntas sobre o ídolo e ganhar um prêmio especial. Infelizmente, na época, eu não consegui acompanhar a última rodada da gincana.
Fabiano entrou para a Jangadeiro no dia 18 de janeiro de 2009, dia da estreia do Encontro Com o Rei que era ia ao ar inicialmente das 5:00 às 8:00 da manhã. O apresentador era Paulo Costa ("do jeitinho que você mais gosta!"), que apresenta o Manhã de Sucessos durante a semana. Fabiano era convidado do programa para falar sobre novidades e curiosidades do rei. Eu descobri o programa em março do mesmo ano por acaso -- não lembro a data ao certo -- zapeando as estações para colocar no programa sobre o RC que eu escutava em outra emissora. Quando parei na 88,9 Mhz eu fiquei, pois estava tocando uma canção do Roberto Carlos. Quando ouvi o Fabiano Cavalcanti eu resolvi acompanhar. Já sabia quem era, pois ele e meu pai são amigos, e já o tinha visto pessoalmente quando eu e o pai passamos numa loja sobre RC que ele tinha no Centro da cidade em 1999. Voltando, acompanhei o Encontro nas semanas seguintes. Mas foi no dia 19 de abril de 2009, quando o rei completava 68 anos de vida, o programa teve um especial de 5 horas de duração (das 5:00 às 10:00). E eu ouvi as homenagens feitas tanto por artistas, quanto pelos locutores da Jangadeiro. Eu gostei tanto do trabalho e como ouvinte nunca ouvi um programa feito com tanta dedicação e carinho como este ao Roberto Carlos. Como em casa já tínhamos costume de amanhecer aos domingos ouvindo RC, decidi que me tornaria cadeira cativa do Encontro Com o Rei desde então. E vem sendo meu despertador todos os domingos. A partir de 26 de abril seguinte, o programa mudou o horário para às 7:00 da manhã, ainda com 3 horas de duração. E desde novembro do mesmo ano até hoje, o Encontro segue firmado no horário de 5:00 às 10:00. Diferente dos demais programas sobre Roberto Carlos que há por aí no rádio cearense, este é completo e tem mais interação com o público. E um dos quadros favoritos é o Duas Gotas de Saudade, onde é feita uma viagem no tempo em algum ano específico e são apresentados os fatos, filmes, séries, desenhos, novelas da época, e claro, os hits do rei em tal ano.
Bem, essa foi a minha humilde homenagem da nossa coluna extraordinária de mídia Pitaco a um dos locutores que admiro bastante pelo seu carisma e profissionalismo como fã de Roberto Carlos. Sucessos!!
PS: Em 30 de dezembro de 2012 pude visitar os estúdios da Jangadeiro para conhecer o Fabiano pessoalmente. Como ele mesmo cita algumas vezes no ar "bom são os bastidores". E é verdade. O clima em off é bem descontraído de muita alegria e amizade. Outras pessoas tchap-tchura são o telefonista Sebastião Recu-Recu e o locutor Jonny de Paula do programa Som das Praias. Qualquer dia eu volto pra visitá-los.
Assino embaixo. Já tive oportunidade de visitar o Fabiano no estúdio da Jangadeiro e este, por sua vez, já nos deu a honra de estar conosco aqui no RN, quer trazendo caravana para um evento anual que homenageia o Rei, quer vindo assistir show de RC em Natal e até em viagem de trabalho, quando o encontramos no tradicional Bar temático do Roberto (Chico Popular) também em Natal. Para conhecer a fundo este fã incondicional do Rei, nada melhor do que ler “Minhas emoções em detalhes”, livro escrito pelo próprio Fabiano, cujo título já diz tudo. Viva Fabiano! Viva o Encontro com o Rei.
ResponderExcluirEdvaldo Morais – Ceará-Mirim (Grande Natal) RN
edvaldo@cearamirim.com