sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Nostalgia: Lembranças dos últimos dias das séries japonesas na Manchete/TV!

YuYu Hakusho foi o anime que mais tempo ficou nos anos finais da Manchete

Há 15 anos tivemos a última exibição das séries japonesas na TV! (leia: RedeTV!), que era o nome dado à fase de transição da Rede Manchete (extinta oficialmente em 10 de maio de 1999) e da RedeTV! (que inaugurou oficialmente sua programação em 15 de novembro do mesmo ano). As séries que faziam festa naquele nostálgico e obscuro período eram as séries de anime Shurato e YuYu Hakusho e de tokusatsu Jiraiya e Maskman - estes dois últimos que tinham retornado depois de vários anos para a emissora dos Bloch. Então hoje vamos relembrar como foi a última fase das séries na emissora que acolheu como uma mãe toda uma cultura pop japonesa que a gente curte tanto depois de marmanjos.

Dentre as séries que permaneceram praticamente até o fechamento da Manchete, a que mais tempo esteve no ar foi YuYu Hakusho. No ar desde 24 de março de 1997 até então, o anime protagonizado pelo detetive espiritual Yusuke Urameshi foi trazido pela extinta distribuidora Tikara Filmes (outrora Everest Video), do sr. Toshihiko "Toshi" Egashira, como tentativa de ser a "substituta" d'Os Cavaleiros do Zodíaco.

Apesar de não ter feito tanto alarde como Seiya e sua turma, YuYu teve sucesso significativo. Deixando expectativas para ser como seria o próximo episódio. Isso por causa daquele velho "padrão" que a emissora tinha: levava a série até um determinado episódio e repetia tudo do começo até chegar um lote com novos episódios. O final do anime foi exibido no segundo semestre de 1998 e de uma certa forma "competia" popularidade com o saudoso Disney Club e a chata novela Chiquititas, ambas do SBT. YuYu continuou no ar depois da Copa do Mundo de 1998 e ficou sozinha na programação infanto-juvenil da Manchete. Já que o anime Super Campeões estava apenas de passagem numa reprise para coincidir com a décima sexta edição do grande evento da FIFA.


Shurato retornou à programação da Manchete de surpresa, em pleno dia de eleições

Mas YuYu ficou solitário por pouco tempo. Eis que no dia 4 de outubro de 1998, às 10h da manhã, Shurato retornava à casa sem aviso prévio e de surpresa naquele domingo de eleições presidenciais. Logo o Rei Shura faria uma dobradinha com Urameshi durante a semana. Chegando a antecipar diretamente o Jornal da Manchete. A série era reprisada exaustivamente em todos os seus 38 episódios para TV.

Outra grata surpresa foi no dia 7 de dezembro (segunda-feira) daquele ano que um certo "presente de natal antecipado" nos chegava às telinhas. Era a volta de Jiraiya, o Incrível Ninja, às 19h15. Subitamente sem aviso prévio, o retorno do ninja de Togakure chamou a atenção de velhos fãs. Particularmente, lembro-me que passei a ver a reprise a partir do episódio 3. Graças a um amigo que me avisou no mesmo dia. Foi nessa época que Jiraiya teve um carinho maior do que na infância. Saber o nome dos ninjas do "império" e suas aparições em respectivos números de episódios tornou-se praticamente obrigatório na mente deste que vos escreve, que na época era um pacato estudante da oitava série. Comentários e expectativas sobre os episódios de Jiraiya não faltavam na escola.

Num acordo com a Top Tape, a Tikara Filmes conseguiu os direitos para a reexibição de Jiraiya na TV. Inicialmente, fazendo trio com Shurato e YuYu Hakusho, iam ao ar os primeiros 10 episódios e começava tudo de novo. Essa "brincadeira" aconteceu por três vezes seguidas e em meados de janeiro foram liberados os episódios 11 ao 24. Porém, um detalhe: os episódios 15 e 16 nunca foram ao ar nesta reprise - sendo que o preview do primeiro citado sempre passava. Estes apresentariam a vilã Manin Luana (Manin Silva) e o rival Kazenin Mafia. Sempre pulava para o episódio 17, onde começava o arco de duplo episódio da armadura Satan (Maoh). A não inclusão destes episódios provavelmente se deve a algum problema numa das fitas masters, já que cada uma continha dois episódios. Periodicamente eram liberados mais episódios. Culminando ao total das reprises até o episódio 38, e jamais vimos outra vez em rede nacional - de forma oficial - os novos ataques de Dell Star e Aracnin Morgana após suas primeiras aparições na série.


O retorno de Jiraiya na TV foi o "presente de natal" em dezembro de 1998

No sábado, 23 de janeiro de 1999, outra surpresa chegava à tela da Manchete e da mesma forma que as anteriores. O susto (o meu no caso) ao ver Maskman depois de tanto tempo foi de felicidade. Curiosamente, no mesmo dia havia uma programação de campanha para a compra da Manchete pelos pastores da Igreja Renascer. Á noite iam as reprises dos episódios de Shurato (19h00) e YuYu Hakusho (19h30) - ambas da sexta-feira anterior. Como já era "habitual" naquele dia da semana. Eis que às 20h00 surgia o primeiro episódio de Maskman. No domingo seguinte (24 de janeiro de 1999), o segundo episódio foi ar no começo da noite. Seguindo este ciclo com os primeiros seis episódios liberados. Naquele ano, a Manchete não exibiu a sua tradicional programação de carnaval. Para a alegria de quem não tinha nada pra fazer e fugia da folia, estes primeiros seis episódios passaram na segunda, terça de carnaval e quarta-feira de cinzas (15 a 17 de fevereiro) das 14h às 15h. E permaneceu depois do carnaval começando tudo do primeiro episódio.

Os episódios iam sendo liberados periodicamente e Maskman mudou de horário um tempo depois para a faixa do meio-dia. Sempre com duplo episódio. Quem morava fora do eixo Rio-SP, provavelmente teria que amargar com alguma programação local. Curiosamente, aqui em Fortaleza-CE ainda podia-se assistir aos primeiros minutos do episódio, mas logo vinha a raiva quando aparecia de novo a vinheta do M da Manchete sendo pintado por algum artista (detalhe: na programação local, a qualidade da vinheta era algo similar ao de VHS) e começava o tenso Programa (argh!) do Belmino. Por sorte, os Defensores da Luz foram pra horários "menos piores".


Maskman foi reprisado sem ao menos passar o surgimento de Mask X-1

Haviam muitas mudanças de horário nestas séries. Daria pra dizer alguma coisa com uma certa precisão, mas teríamos que puxar e forçar a memória para o período em que a Manchete passou alguns dias/semana sem divulgar a sua grade para os jornais. Como em meados de março, por exemplo. Mas algumas coisas consigo captar de cabeça, ligando certos períodos do ano.

Então, pulemos para maio. Este foi o mês em que a Manchete, de fato, foi vendida para a Tele TV, do empresário Almilcare Dallevo Jr.. Segundo registros dos jornais da época, a Manchete teve fim na madrugada do dia 9 (domingo) para o dia 10 de maio (segunda). A partir daquele dia a Manchete passava a ser chamar RedeTV! ou TV!. Porém muita coisa da Manchete permanecia no ar, incluindo a inconfundível locução de Eloy Decarlo nas chamadas de programas. Somente em junho foi quando os jornais começavam a chamar a emissora de RedeTV! nos guias de programação. Havendo oscilações ao chamar de Manchete a partir desta data.



Em maio, de segunda à sexta, Jiraiya ia ao ar às 9h30 e 17h15. Shurato às 10h00 e 17h45. YuYu Hakusho às 10h30 e 18h15. Maskman com duplo episódio das 12h00 às 13h00. Nos sábados tínhamos reprises da sexta-feira: Shurato às 12h00 e 19h05, YuYu Hakusho às 12h30, e Maskman com duplo episódio das 15h00 às 16h00. No domingo tínhamos o episódio da segunda-feira seguinte: Jiraiya às 16h30, Shurato às 17h00 (duplo episódio), YuYu às 18h00 (duplo episódio) e Maskman às 19h00 (duplo episódio). Assim ficou até o dia 31 de maio (segunda).

A partir de 1 de junho (terça-feira), a programação das séries japonesas mudou repentinamente e pra melhor, ainda com dois horários e a união de Maskman com as demais séries. A semana ficou assim:

9h30/17h45 - Jiraiya
10h00/18h15 - Shurato
11h00/18h45 - Maskman
11h30/19h15 - YuYu Hakusho

Bacana, não é? Mas, infelizmente, duas semanas depois as séries japonesas saiam destes horários e só passariam no meio da tarde. Esta grade apresentada foi a última do gênero nestas faixas de horário nobre. O jeito era assistir as séries à tarde.

A última lembrança do registro de outubro era de assistir as séries apenas nestes horários:

7h00 - Jiraiya
7h25 - Maskman
7h45 - Shurato
8h10 - YuYu Hakusho

*Havia pelo menos um spot comercial em cada intervalo dos episódios.

Nos finais de semana seguia-se assim:

8h00 - Jiraiya
8h25 - Maskman
8h45 - Shurato
9h10 - YuYu Hakusho

A última exibição destas séries japonesas na Manchete se deu entre o finalzinho de outubro para o início de novembro. A partir daí a programação da TV! ficou dedicada à infindáveis comerciais e o único programa da emissora era o jornal Primeira Edição (outrora chamado Jornal da Manchete). Foi no dia 12 de novembro de 1999, uma sexta-feira, que vimos uma contagem regressiva e uma nova logomarca da RedeTV!. A mensagem dizia que faltavam "3 dias para o início de uma nova era da TV brasileira". Mas essa história eu deixo pra relembrar e contar mais daqui a duas semanas, aqui no Blog DAILEON.



5 comentários:

  1. A Redetv tinha uma grade de programação excelente, com programas de alto nível, mas claro no Brasil o povão cultua porcarias, então temos a tV de hoje em dia né !

    ResponderExcluir
  2. César, em seu blog você afirma que Yu Yu Hakusho estreou na Manchete em 24 de março de 1997, mas em muitas páginas afirmam ter sido em 17 de março de 1997. Qual foi sua fonte? Quero muito saber a data exata. Desde já agradeço. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rubem. Infelizmente alguns portais se baseiam na Wikipédia e acabam apontando erroneamente a data de 17 de março de 1997 e sem levar em conta arquivos de programação. A data exata da estreia de Yu Yu Hakusho na Manchete foi mesmo em 24 de março de 1997. No mesmo dia houve um ajuste na programação infanto juvenil da extinta emissora carioca. Espero ter ajudado. Abraços.

      Excluir
  3. Ajudou demais! Obrigado.
    Só mais uma dúvida: Como você conseguiu os arquivos com a programação? É possível eu também ter acesso a esses arquivos com as estreias exatas dos tokusatsus e animes? Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rubem, tenta procurar em sites dos principais jornais do país (Folha, O Globo, etc). Mas aviso procurar datas é um processo hercúleo. Quanto à data de estreia do Yu Yu Hakkushô, foi fácil pois eu já tinha memorizado desde a época. Daí ficou fácil conferir com os registros. Abraços.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.