quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Sana Fest 2016 - É hora de morfar e detonar o grande tabu do tokusatsu no Brasil

Amigos e companheiros de mais um Sana Fest (Foto: Marcus Henrique)

Em dezembro passado fomos surpreendidos com a notícia da vinda do ator Jason Faunt, o Ranger Vermelho de Power Rangers Força do Tempo, aqui em Fortaleza para o evento Sana Fest 2016. Por conta de uma gravação de um filme, a vinda de Faunt ficou para 17 de julho no Sana (e um dia antes em São Paulo no 4 Fun Fest). Para suprir essa ausência, o ator Walter Jones, o carismático e primeiro Ranger Preto Zack Taylor das duas primeiras temporadas de Mighty Morphin Power Rangers (1993-95), esteve por aqui. Sua presença foi marcada como o primeiro ator de tokusatsu a vir para a capital alencarina e Faunt deverá ser o segundo (embora ambos sejam de uma franquia nipo americana).

O espaço Sana Tokusatsu não poderia ficar de fora desse embalo e nossa programação cedeu espaço para os Power Rangers. Tá certo que a franquia é motivo de muitos odiozinhos na tokunet brasileira e isso não é legal por gerar um clima ruim e segregação de fãs. Além de muita falta de informação e de pesquisa, pra não dizer que também é uma raivinha saudosista e nonsense. Antes que alguém diga os sonoros "Power Rangers não é tokusatsu" e "diga não a Power Rangers", recomendo esta leitura (que considero obrigatória para qualquer fã do estilo) num bate papo que tive com Alexandre Nagado em seu blog, Sushi Pop

Bem, para quebrar esse velho/carrancudo/maldito tabu na comunidade brasileira do tokusatsu, exibimos alguns episódios de MMPR onde Zack era o protagonista. Além do primeiro filme dos nossos heróis da fictícia cidade de Alameda dos Anjos. Rolou também Zyuranger (que ganhou uma maratona especial nos EUA no último fim de semana). Na programação de palestras, o Grupo Henshin Gattai (do qual este blogueiro integra) realizou uma palestra sobre a franquia no último dia do evento. É claro que os autênticos tokusatsus nativos da terra do sol nascente estiveram presentes, além das nossas exposições. Vale lembrar que em julho passado fizemos uma palestra sobre Super Sentai e Power Rangers. Ah, nas vésperas do Sana Fest, a HG esteve no Espaço Sana, no Shopping Iguatemi, num bate papo sobre MMPR, mediado pelo nosso amigo zueiro Carlos Weiber (do Gordo Games).

Por motivos de trabalho e religiosos, estive apenas no domingo (24). E foi o suficiente pra sentir que o evento foi acima do morfenomenal. Revi alguns amigos e conheci mais pessoas que curtem o trabalho do Sana Tokusatsu e da HG. Ainda me sobrou tempo pra tirar fotos de cosplay. Coisa que sempre gostei de fazer e não tive muito tempo nos eventos que andei nos últimos meses (por conta das correrias). Por outro lado, procrastinei minhas compras. Falando em cosplays, um dos mais legais que curti foi de um pai e filho que estavam de Gokai Red e Gokai Green, respectivamente.

O Ranger Preto que virou Ranger Verde

No primeiro dia, meus amigos Carlos Henrique, Júlio Cavalcante e Diego Pontes apresentaram duas palestras: "Especiais de comemoração de Super Sentai" e "O lado negro do tokusatsu (vilões)". No domingo este sexto Ranger que vos escreve (digo, o quarto) auxiliou a equipe com mais dois temas: "Últimos lançamentos de tokusatsu" e "It's Morphin Time (de MMPR ao Dino Charge/Super Dino Charge)". Na primeira de domingo mostramos para o público sobre as séries e os principais filmes que passaram pelo ano de 2015 e o que vem por aí em 2016. Na segunda sobre a franquia "criada" por Haim Saban.

No hiato das duas palestras pude conferir parte da palestra do Walter Jones. Foi legal ver um ícone da minha infância de perto. Curiosamente, cheguei numa hora onde o ator dançava o medonho "Funk da Ostentação". Mas isso foi superado com as perguntas do público. Jones falou sobre sua saída e de Austin St. John e Thuy Trang de MMPR foi devido a uma divergência de uma regulamentação do sindicatos dos atores. O ator também falou sobre a morte da primeira Ranger Amarela e que todo o elenco ficou chocado. Ela era como uma irmã para eles. Jones ainda mantinha contato com Trang após suas participações em MMPR.






Infelizmente Walter Jones não passou pelo Sana Tokusatsu (como muitos queriam e esperavam) e não consegui falar com ele. Me contentei apenas em ver sua palestra. Falando em palestra, após o momento especial do Ranger Preto voltei para a sala. Me surpreendi com a audiência na hora da exibição de Power Rangers: O Filme (1995). O Sana Tokusatsu parecia um paraíso dos heróis japoneses (e nipo ocidentais) onde até quem não curte Power Rangers estava de boa. No mais, toda aquela hateria que conhecemos na tokunet parecia piada (e sempre foi). Muita gente parou pra ver um clássico que marcou infância nos anos 90. A lotação foi maior quando colamos com a última palestra. Relembramos alguns momentos da franquia e de alguma forma passamos pelas quatro eras (Zordon, pós-Zordon, Disney e Nova Era Saban).

O resultado foi satisfatório e só confirmou mais uma vez o sucesso do espaço Sana Tokusatsu. Outro dia conversando com o mestre Marcus Henrique, ele disse que Power Rangers é uma ferramenta pra se divulgar os tokusatsus originais para o público jovem. E isso realmente aconteceu diante de nós. Foi legal saber que pessoas que nos assistiram no Iguatemi nos prestigiaram mais no Sana Fest. O sentimento que fica é de ver cumprido e tentamos passar pro público como o tokusatsu foi e é ainda hoje. Seja através dos originais japoneses ou através dos adaptados americanos. Ambas as versões podem sim divertir e tem suas respectivas formais culturais de contar história. Nenhuma produção é perfeita e pode ter seus altos e baixos.



Quero parabenizar aos amigos da HG por darem mais um show. Parabéns também ao Capitão Jonathan Liarth e ao Tenente Joaquim Vlauber pelo trabalho na sala de Tokusatsu e de Nostalgia. Agradeço mais uma vez ao meu diretor Herick Holanda, ao mestre Marcus Henrique e ao papai do ano Leandro Alves por mais essa oportunidade. Agradecemos o apoio da fan page Power Rangers Brasil pela divulgação do bate papo no Espaço Sana e do amigo Raphael Maiffre, que também ajudou na divulgação no site Mega Power Brasil. E não podemos deixar de agradecer ao público. Em julho estaremos de volta com mais tokusatsu, mais nostalgia, mais novidades, mais palestras, mais exposições e mais surpresas. 2016, o ano do tokusatsu, está só começando e ainda teremos muito para comemorar nos aniversários de Super Sentai (40 anos), Kamen Rider (45) e Ultraman (50).



Confira alguns vídeos abaixo da HG direto do canal HRX (via YouTube) e no final um bônus pra festejar: "Go Go Power Rangers":








*Acompanhe e curta a fan page do Blog Daileon no Facebook e veja mais fotos do Sana Fest 2016.

Um comentário:

  1. As palestras da HG são o ponto forte do evento e eu sempre marco presença em todas Vlw

    ResponderExcluir