quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

SANA Fest 2015 - Um misto de união, nostalgia e algo mais

Equipe do SANA Tokusatsu/Nostalgia e Grupo Henshin Gattai unidos em volta do trono de Atena

Neste final de semana aconteceu aqui em Fortaleza-CE a oitava edição do SANA Fest. A habitual edição de janeiro que serve como uma "prévia" da tradicional edição de julho. Já estamos próximos a décima quinta edição. Parece que foi ontem em que estive pela primeira vez no evento (em 2007). Desde então, nunca mais parei de frequentar os eventos. Incluindo também a primeira edição do SANA Fest (2008) em diante.

Naquela época eu nunca havia imaginado ou tido a pretensão de ser palestrante. Coisa que eu e alguns de meus amigos do Grupo Henshin Gattai começamos a fazer desde julho de 2013 (pelo SANA 13). E nesta última edição estivemos presentes apresentando palestras sobre os 30 anos de Jaspion e Changeman. Duas séries que foram pioneiras para o segundo boom de tokusatsus no Brasil. Mais precisamente na saudosíssima Rede Manchete.


Da esq. p/ dir.: os palestrantes
 Henrique, Júlio e Diego

César Filho fala sobre Jaspion

As palestras foram conduzidas por Diego Pontes, Carlos Henrique, Júlio Cavalcante e este que vos escreve, no espaço SANA Tokusatsu. Na máquina de vídeo contamos com os trabalho do meu irmãozinho Wylcker Fernandes (do blog Uma Idéia e Reticências). Falamos sobre curiosidades de ambos os programas e não poderíamos deixar de relembrar os momentos que marcaram o auge destas na Manchete e também nas emissoras Record e CNT/Gazeta, pelas quais também passaram na TV brasileira. Dentre outros pontos importantes.

No sábado o assunto foi o Esquadrão Relâmpago Changeman e no domingo sobre O Fantástico Jaspion. Para nós, os dois momentos foram espetaculares e acima do esperado. Conseguimos interagir com o público. Foi uma edição em que pudemos sentir mais uma vez uma união forte entre fãs e amigos. Gente que partilha algo em comum.







O evento em si foi bacana. Apesar do corre-corre, pude aproveitar ao máximo os dois dias. Teve muitos cosplays interessantes. Pra ninguém botar defeito. Tudo muito variado. Desde animes a tokusatsus, de HQ a games, etc. Particularmente, sobre shows, fiquei apenas para a apresentação do Cavaleiros In Concert. Era o mais esperado, pelo menos pra mim. Não desmerecendo as outras atrações, mas o quarteto Ricardo Cruz, Rodrigo Rossi, Edu Falaschi e Larissa Tassi, foram os tops. Esta última veio pela primeira vez ao SANA (sendo que ela já esteve presente por aqui em algumas edições do Anime Master). Infelizmente não houve espaço para autógrafos, pois eles tiveram que desembarcar ainda no meio do sábado e partiram para Recife-PE, no domingo.


Show do Cavaleiros In Concert

Ainda estou meio que no clima pós-evento e aproveitando alguns "cacarecos" (lê-se: toys) que comprei. Bem, que venha julho com muito mais novidades. Antes de mais nada, em nome dos meus amigos e companheiros da HG, quero agradecer mais uma vez ao Marcus Henrique, Herick Holanda e Leandro Alves pela oportunidade. Estaremos sempre a disposição para auxiliá-los.

Ah, deixo com vocês uma entrevista feita conosco pelo nosso amigo Joaquim Vlauber para a nossa (recém-lançada) pan page HG Portal, com as imagens do amigo Flávio Eduardo, também para o seu canal Falando de Filmes e Séries. Veja aí:

Nenhum comentário:

Postar um comentário