segunda-feira, 28 de julho de 2014

SANA 2014

Nos dias 25 a 27 de julho tivemos aqui em Fortaleza-CE a décima quarta edição do SANA. Infelizmente só pude ir no domingo. Pois, por conta da Copa do Mundo ter sido sediada aqui Brasil neste ano, o evento caiu no último final de semana de julho. Ou seja, na mesma semana onde normalmente acontece o Fortal e o Festival Halleluya. Por conta deste último, estive trabalhando indiretamente (apenas cumprindo expediente de estúdio). Outro evento do calendário de férias da capital que foi alterado foi a Expo Evangélica (do qual passei apenas na última noite), que teve que dividir espaço com o SANA neste ano. Espero que tudo volte ao normal para julho do ano que vem, pois a correria foi bem atípica pra dividir a atenção de vários eventos duma só vez.

Então, relatando sobre o último dia, cheguei ao Centro de Eventos um pouco antes das 8h30 da manhã. Me encontrei com os amigos Henrique e Eduardo para entrarmos no prédio. Nós três entramos como convidados do evento para palestrar sobre os 20 anos do anime Os Cavaleiros do Zodíaco, além de mais integrantes que ajudaram na organização. Antes de chegarmos à entrada, vimos uma linda cosplay da Saori Kido/Atena. Com todo o respeito a moça, mas ela é muito bonita e soube transmitir uma serenidade que lembrou bastante a personagem. Tanto pela beleza quanto pela meiguice.



Chegando lá, fui pra nossa sala temática. Por opção dos dirigentes do SANA, a sala ficou perto dos stands de vendas e da arena K-Pop. Felizmente tínhamos microfone e caixa de som pra poupar forças na voz. No mais, deu tudo certo. A sala tinha um torneio de games, exposições de vários choth myths, revistas que falavam sobre os Cavaleiros nos anos 90 e 2000, etc. A novidade estava na exposição da Pandora Box da sagrada armadura de ouro de Sagitário -- em tamanho real. Quem passava por perto, podia experimentar. Senti o peso da caixa. Imagine aí se tivesse uma armadura mesmo dentro da urna? (rsrs) Ao menos eu me assentei por uns instantes no trono de Atena e me empunhei de seu báculo (que representa Nice, a deusa da vitória). Faltou escolher alguém pra ser o Grande Mestre do Santuário... é melhor não. kkkkkk...









Ainda aproveitando o tempo, enquanto não começava a palestra da manhã, tirei fotos com as lindas e graciosas garotas do tradicional Maid Café. Fomos ver exposições de capacetes do Homem de Ferro e mais uns tokusatsus, incluindo Power Rangers. Tinha também um espaço dedicado aos 30 anos (do mangá) de Dragon Ball. O espaço se limitou apenas à uma arena de games e uma nuvem dourada, que você podia subir nela e se sentir que nem o Goku.








A nossa palestra matinal começou depois das 11h00. O tema era "Saint Seiya: uma Constelação de Sucesso". Estiveram como Henrique, Júlio, Diego e Wylcker. Todos nós integrantes do Grupo Henshin Gattai. Mais uma vez pudemos contar com a participação e interatividade do público. O negócio foi bem "papo de roda". Sem se preocupar com o tempo. Eramos pra ter duas horas de palestra e avançamos mais 30 minutos no horário, pois tava ótimo. Nem víamos o tempo passar. Curtimos muito estar com o público que nos prestigiou.

Ah, lembra da cosplay da Atena que encontrei mais cedo? Então, ela deu uma breve passada em nossa sala para nos dar o ar de sua graça. Pena que foi por pouco tempo...




Antes de sairmos para almoçar, vimos um cosplay perfeito do Rouki da série Gaoranger, Super Sentai do ano de 2001. Também conhecido no ocidente como Zen-Aku de Power Rangers Força Animal (2002). Na volta, me deparei com cosplays bacanas do Jiraiya e da Sakura.





Passei na sala onde fizemos a sala temática na edição de fevereiro no SANA Fest 2014. Lá foi ocupada pelo pessoal da Revista & Cia. E olha, teve cada exposição massa de figures de vários personagens conhecidos de Hollywood. Fica aí uma pequena amostra do que rolou por lá:










Voltei para a nossa sala, pois a última palestra iria começar. Infelizmente, o pessoal da arena K-Pop extrapolou no horário e estava quase impossível de iniciar a palestra marcada para às 16h00. Aguardamos por mais meia-hora. Acabamos rolando um dos episódios da paródia Vai, Seiya! pra descontrair. Aliás, tenho que tirar um tempo pra assistir mais episódios pra falar mais sobre isso.

O tema da tarde era “Os Cavaleiros do Zodíaco e seu impacto no Brasil”. Obviamente falamos, relembramos e destrinchamos a nostalgia que veio desde a estreia dos Cavaleiros na saudosa Rede Manchete até anos mais recentes. Em um dos momentos, nós palestrantes contamos um pouco sobre como foi o primeiro contato de cada um que começou a acompanhar a série. Alguns visitantes também falaram um pouco sobre como conheceram os Cavaleiros. Leia mais aqui sobre os depoimentos de alguns dos palestrantes.

Teve uma hora que ouvimos uma BGM do Jaspion tocando durante a palestra. Era um concurso de cosplay que estava rolando e na hora havia uma encenação da luta final entre Jaspion e MacGaren. Como direito às falas da dublagem da série. Conseguir dar uma escapadinha (com permissão) pra ver um pouco. Mas tinha uma montagem por cima de BGMs que não tocavam em determinada frame. Na hora, MacGaren se tornou em Satan Goss e lutou contra Daileon. A coisa foi feita no improviso e os cosplayers vestiram os trajes dos gigantes por cima. Foi engraçado até. Valeu mesmo pela intenção dos caras. Disseram que tinha um Alan Moto Space feito na base de bicicleta. Queria ter visto isso. Deve ter sido um momento ímpar!




No final do evento, toda a equipe da sala temática dos 20 anos de Cavaleiros e SANA Tokusatsu/Nostagia nos reunimos para uma última foto do evento.

Não ficamos para o show, pois as atrações Shi-no e Yuki não nos interessava. Falando por mim, ficaria pra ver os shows do Nobuo Yamada, Ricardo Cruz e Eizo Sakamoto (este último apenas aprecio). Os homens embarcaram cedo para São Paulo-SP para se apresentarem no último dia do Anime Friends.

Falando neles, Ricardo Cruz deixou uns suvenirs pra vender no stand do SANA. Dentre eles estavam CDs como do Ichirô Mizuki, Super Sentai Spirits 2006, Dragon Ball Music Collection. Mas acabei comprando o novo CD do Ricardo (On The Rocks), pois era o mais barato. Ainda tenho que ouvir o disco com mais calma.

Tinha também as presenças dos dubladores Wendel "Goku" Bezerra e Tânia "Bulma" Gaidarj. Mas não consegui encontrar tempo para vê-los. Fica pra uma próxima oportunidade.

Ah, antes que eu me esqueça. Lembra da Atena que passou por mim de manhã e foi me ver na palestra? Bem, na saída eu é que acabei passando por ela e ela estava vestida sem o cosplay e segurando uma plaquinha dizendo "Me Abraça!". É claro que eu fui lá. Nada demais. Ou vocês acham que eu desobedeceria a ordem de uma princesa deusa? (rsrs)

E que venha o SANA Fest 2015!




Um comentário:

  1. Parabéns pelas fotos!
    Ficaram massa!
    Estou buscando várias fotos do SANA e você tinha um bom acervo.
    Estarei publicando suas fotos no álbum SANA 2014 da page Enquadrinhados ( no facebook).
    Em compensação estarei divulgando seu ótimo blog e dando osdevidos créditos pelas imagens!
    Sucesso aí!

    (qualquer coisa montamos parceria)

    ResponderExcluir