sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Anime Master 2013


No último dia 15 de setembro rolou aqui em Fortaleza o evento Anime Master 2013 na Faculdade Estácio FIC. A edição desse ano teve como lema "Renovando o espírito otaku". Como atrações principais os animesongs brasileiros Larissa Tassi e Rodrigo Rossi.



Cheguei ao local um pouco antes das 10h30 da manhã, devido a um compromisso que tive mais cedo. O evento iniciou às 9h00. Dei uma rápida passada em algumas salas e encontrei de cara o amigo Rodrigo Pordeus, que estava com os membros do grupo Toca CE, em mais uma sala temática relacionada ao J. R. R. Tolkien. Acho que conversamos por uns dez minutos e comentamos sobre o desenrolar do anime Shingeki no Kyojin, já que estamos acompanhando assiduamente.






Logo depois me encontrei com o pessoal do grupo Henshin Gattai na sala Mastersatsu, onde houve exibições de tokusatsu. A programação foi organizada por Wesley Mendes, que está de parabéns pela grade e pelos versus interativos, onde o público poderia escolher que série, episódio ou filme seria assistido na hora. As vinhetas de apresentação eram tocadas com as BGMs de Jiraiya -- o homenageado pelos 25 anos da série. Ao chegar na sala, estava terminando um episódio da série Fuun Lion Maru (o famoso Lion Man laranja!). Depois seguiram Gekiranger (episódio 21) e um versus para escolher entre Cybercops e Bicrossers. Foi escolhido o Cybercops com o episódio 24, o clássico que mostrou a destruição da primeira base da Destrap onde morreu o cientista Einstein (não confundam com o Albert Einstein, crianças). Depois passou o filme Kamen Rider W Forever: A to Z/Unmei no Gaia Memory (de 2010).



Como fã, faço apenas duas reclamações/sugestões que podem ser ajustadas nas próximas edições: 1) A ausência de uma visualização da grade de programação, como acontece tradicionalmente nas edições do SANA Tokusatsu; 2) O corte desnecessário dos temas de encerramento e dos previews dos próximos capítulos. Pode parecer "inútil", mas sem estas a diversão não fica completa. Sério, senti falta disso e deu "aperto" no coração. (rsrs) É que pra mim episódio tem que ser na íntegra mesmo e cantar as músicas dos heróis que tanto gostamos. Ainda bem que não tiraram a música 'Shooting Star' do Cybercop, pois é uma das minhas favoritas. Porém, não teve a introdução e o preview. Não é a mesma coisa sem estes.






Depois fomos almoçar no Extra do Shopping Iguatemi. Na volta, ainda no Iguatemi, passamos na Livraria Saraiva, onde nosso companheiro e membro-fundador da HG Thiago "Red" Gonçalves, comprou DVDs do Super-Homem, Batman e He-Man.



Voltamos ao evento por volta das 15h00. Lá encontramos nosso amigo Raphael "Reirom" Martins (também membro da HG) e a Katiucha Barcelos do programa Uplay da TV União (canal 17 UHF em Fortaleza). Eles seriam entrevistados para o talk show do pessoal do The Geek Café.




A entrevista foi muito legal e teve participação do público. Algumas perguntas foram interessantes e outras poucas nem tanto. Bem, Reirom e Katiucha contaram como surgiu o projeto de um programa de games na TV local. O curioso é que a Katiucha já teve uma experiência em um comercial pra TV e foi pro teste para o programa e foi aprovada. O Reirom deu a maior força pra ela seguir essa trilha.

Teve um momento em que o apresentador Danilo Dante pediu para eles fazerem uma pequena apresentação improvisada. Katiucha recitou uma letra de anime. Na realidade foi um trecho do tema de encerramento do Shurato. Já o Reirom tentou imitar o (patrão) Silvio Santos. (kkk) Mas ele e deu bem mesmo fazendo o henshin do Kamen Rider Black com pose e tudo.

Agora eu achei legal mesmo foi quando o Reirom tranquilamente chamou a atenção dos "secões" de plantão que só admiram a Katiucha por ser linda e ser gamer girl, quando deveriam observar mais o talento e o profissionalismo dela como apresentadora. Bufo!









Depois da entrevista com o Uplay, agora os próximos seriam os cantores Rodrigo Rossi e Larissa Tassi. Rodrigo é conhecido por cantar os temas brasileiros dos animes Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball Z e One Piece. Já a Larissa, quem for da geração Manchete vai se lembrar que ela participava da dupla William e Larissa e juntos cantavam os temas brazucas dos Cavaleiros em 1995. O curioso é que na época da dupla, o hit 'Os Cavaleiros do Zodíaco' fazia uma certa "disputa" com outro hit de heróis da TV: 'O Universo precisa de Vocês' da lendária dupla Sandy e Júnior, que foi tema dos Power Rangers no mesmo ano. Aliás, por que não dizer que ambos os hits eram tocadas à exaustão nas rádios? Momento épico! Não fiquei pra assistir a entrevista inteira pois não sou tão fã assim deles. Apenas aprecio o trabalho deles. Deixei pra vê-los apenas no show e fui dar uma volta nas demais salas e stands, além de passar para ver a apresentação do X-Metal.
















No final da tarde voltei para o Mastersatsu e ver quais episódios de Jiraiya teríamos que escolher. A opções foram os episódios 8 - O Anjo da Paz, 16 - A Cruzada dos Ninjas e 50 (final) - Adeus, Espada Olímpica. O último episódio foi escolhido. Ah, antes tinha um TMV do ninja feito pelo próprio Wesley. Todo mundo foi ao delírio ao som do tema de abertura na voz de Akira Kushida. Após o fim da programação tiramos foto com todos o presentes na sala pra registrar o momento. Levei até o meu pôster do Jiraiya autografado pelo Kushida em 2010.



Antes do show, passamos nas stands e lá encontramos novamente a Katiucha, que estava de passagem. Alguns companheiros da HG conseguiram conversar um pouco com ela. Só não consegui, pois tinha muita gente pedindo pra tirar foto com ela. O assédio é grande. rsrs... Pelo menos tirei mais uma foto com minha querida e admirada apresentadora... mas sem tietagem, galerinha!


O show que estava pra começar às 17h40 começou com uma hora de atraso. A banda Hattori Hanzo segurava o público e se aquecia para tocar as músicas do setlist dos artistas. Por volta das 18h40 chegava Larissa Tassi e Rodrigo Rossi para agitar o público com seus sucessos. Eu curti e cantei bastante. Os caras arrebentaram! Não sei se foi só comigo, mas quando a Larissa cantava os temas da saga de Hades de CdZ bateu aquela saudade da Yumi Matsuzawa. Por que será? -- entendedores entenderão -- (<3) Rodrigo disse durante a apresentação que provavelmente eles retornariam na edição do próximo ano juntos com Ricardo Cruz e Edu Falaschi. Tomara que dê tudo certo.





Pude perceber que aos poucos o Anime Master teve um certo crescimento e ganhou destaque e preferência com o público otaku. Espero que o sucesso aumente e que venham mais eventos assim e evoluam à nível dos nossos amigos japoneses.

E assim agradece a equipe do Anime Master no dia seguinte com este singelo banner:



Um comentário:

  1. Agradeço a todos os comentários, mesmo sendo os relacionados à criticas, pois é através delas que iremos buscar sempre uma melhora neste trabalho que fazemos.
    Aproveitando o espaço, gostaria de explanar sobre os "cortes" (de aberturas ou previews) nos episódios.

    Primeiramente como vc mesmo citou, não foram em todos, mas em apenas em alguns e se deram simplesmente por uma única coisa, o fator tempo. Só Deus sabe o quanto briguei contra o tempo para poder tentar agradar a todos ou pelo menos a grande maioria do público que frequentasse a área Mastersatsu no evento.

    Não tinha muito o que fazer, um único dia de evento e ao meu ver pouco tempo de exibição, para uma sala que gerou bastante expectativa entre os fãs. Assim como vc sou um fã (extremamente fã por sinal) e para tentar suprir todos os gostos, mas sem ter muito o que fazer, preferi então editar uma outra coisa para ganhar tempo e aproveitá-lo colocando a maior variedade de gêneros e opções para o público e assim foi feito e outra, pode não parecer mas acredite 30 segundos fazem muita diferença ali, até onde a exibição foi (em relação ao horário) já havíamos estrapolado e muito o tempo, isso se deu principalmente devido aos atrasos mas fiz questãO de que tudo, tudo mesmo fosse exibido e por isso, somente por isso houveram os tais cortes.

    Quanto a grade de programação exposta na porta da sala isso foi um mero esquecimento meu, infelizmente na correria do trabalho para com a sala esqueci totalmente disso, assumo o erro e farei com que não se repita.

    No mais agradeço mais uma vez a todos que compareceram mesmo que por pouco tempo à Sala Mastersatsu!

    Um forte abraço a todos e até a próxima!

    ResponderExcluir