sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Sala temática: SANA Tokusatsu 2013

Há alguns posts atrás eu havia comentado sobre umas palestras em sala temática que eu e alguns companheiros fizemos na última edição do SANA, o maior evento multi-temático de Fortaleza-CE em julho passado. Hoje eu vou contar um pouco do que rolou por lá.

Nós do grupo Henshin Gattai fomos convidados pelo núcleo do SANA Tokusatsu, na pessoa dos organizadores Marcus Henrique, que foi um dos apresentadores dos extintos programas locais União Otaku e TV SANA (TV União e TV Diário respectivamente), e seus auxiliares Herick Holanda e Leandro Alves, para a realização de uma sala temática em comemoração dos 10 anos do SANA Tokusatsu. Isso sem contar com a tradicional sala de exibição que é sucesso garantido a cada ano. Nas primeiras reuniões foi levantada a ideia de se fazer palestras sobre tokusatsu. Além de ter os fãs como público alvo, queríamos atingir os leigos e fazer palestras interativas. Assim quem assistisse tivesse vez e voz para comentar e fazer perguntas.




Os responsáveis pela sala e também palestrantes foram Thiago "Red" Gonçalves (fundador da HG), Diego "Black" Pontes e este que vos escreve. O material usado foi de cada um dos membros e até de não-membros do grupo HG. O resultado dessa parceria foi acima das nossas expectativas. Ficamos felizes com o interesse de público. Tanto dos próprios fãs, que lotaram e participaram bastante das palestras, quanto da garotada mais nova que apenas conhecem animes e Power Rangers. O legal foi que na sexta-feira (12 de julho) à tarde foram vários adolescentes ver os vídeos de alguns Super Sentais que estavam na tela do monitor. A curiosidade foi tão grande que acabamos fazendo uma mini-palestra improvisada. Nada tinha sido programado. As duas palestras de fato estavam marcadas para sábado e domingo (13 e 14 de julho). Foi tão massa de um jeito que tivemos que rodar trechos do filme Gokaiger Goseiger Super Sentai 199 Hero Great Battle (2011) pra ajudá-los a diferenciar as versões originais das adaptações americanas: os famigerados Power Rangers. Fora que rodamos no monitor alguns comerciais antigos dos brinquedos, chamadas de programas e apresentações dos heróis no Japão e no Brasil.

As visitas só aumentaram nos dias seguintes. Encontrei adultos na casa dos 40 anos que faziam perguntas e ficaram babando com as imagens dos Kamen Riders da atual geração (era Heisei), crianças que conheciam alguma coisa dos personagens... foi muito legal trabalhar em equipe e juntos compartilharmos num grande evento como o SANA o nosso interesse em comum, que em nada deve à certas modinhas que estão por aí e ainda tem muitas barreiras e preconceitos a serem quebrados por estas bandas.









As palestras aconteceram nos dois últimos dias do evento, durante o intervalo de almoço da sala de exibição, ao meio-dia. No sábado falamos sobre a história dos tokusatsu no Japão e como veio ao Brasil. No domingo sobre os gêneros que os subdividem e alguns bastidores sobre dublês. A participação do público foi vibrante e foi mais do que particularmente eu esperava. Teve até uma "invasão" de cosplays de Rider e Sentai. O trio da sala temática e demais membros presentes da HG concluíram o evento com a sensação de dever cumprido e saímos com o tamashi (espírito em japonês) renovado.

Fiquem ligados, pois o grupo Henshin Gattai voltará com mais surpresas para o SANA e quem sabe nos demais eventos de cultura pop japonesa na capital alencarina. Falando nisso, o SANA Fest 2014 já tem data marcada: dias 1 e 2 de fevereiro.





PS: Eu tenho gravações com alguns trechos da palestra de sábado. Por falta de tempo ainda não postei na net. Assim que eu conseguir eu aviso aqui no blog.

2 comentários:

  1. Foi realmente um SANA incrível aquele. Foi também demais poder ver uma seção do SANA com tantos artigos de Tokusatsus e, no mais, palestras.
    Devo dizer que aquele SANA Tokusatsu foi realmente diferente demais com vocês, do Henshin Gattai, nele! :D
    Tomara mesmo que venham outros por aí com tantos atrativos, com a presença de vocês novamente também!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Eiji. Obrigado pelas palavras. Em fevereiro, nós do grupo Henshin Gattai vamos voltar com uma sala temática especial sobre os 20 anos dos Cavaleiros do Zodíaco. Faremos duas palestras bem legais e esperamos contar com a interação de todos. Vai ser demais!

    ResponderExcluir